FENDA | VIRUS

Pintura mural

Nascido e criado no Porto, Francisco Bravo (Virus) é um artista que facilmente é encontrado no cenário artístico urbano do norte de Portugal.

Desde os seus primeiros passos em 2007, o Virus desenvolveu um estilo muito único e distintivo, procurando um equilíbrio entre a textura e o estilo urbano e elementos gráficos inspirados no design contemporâneo. O artista está constantemente a explorar novas formas e limites para o significado da palavra “graffiti”.

Nos primeiros dez anos da sua carreira de pintura, Virus era conhecido pelas suas elaboradas letras nas ruas. Destacando-se com letras de estilo agressivo e composições complexas, ao longo do tempo, o artista sentiu a necessidade de aprofundar o seu estilo e começou a desenvolver pinturas mais detalhadas em murais de renome.

Em 2017, um relâmpago repentino atingiu o artista e algo que era óbvio, agora parecia evitável. Algo que era clássico, agora parecia cansado. Algo que estava certo, agora parecia ter ficado para trás. O Virus percebeu que não apenas ele, mas todo o movimento de graffiti estava a adotar o mesmo estilo e efeitos, repetidamente, ao longo dos últimos 40 anos.

 Então… Ele achou que era hora de mudar.

A partir desse momento, ele mudou a sua forma de ver a escrita de graffiti, a sua maneira de pensar e, o mais importante, o seu estilo. Desde então, o artista está constantemente à procura de novas formas e métodos para desenvolver a sua pintura, misturando elementos que o inspiram diariamente, como anúncios publicitários, arquitetura, design de cartazes ou graffiti ilegal.

Cada vez mais, o Virus está a estabelecer uma ligação entre uma pintura expressiva e gráfica. Entre graffiti e arte de rua. Entre vandalismo e arte.

https://www.instagram.com/virus.pt/

Partilhar :