MUSEU DO TRAJE DR. GONÇALO SAMPAIO

Horário funcionamento: sex. sáb. e dom. 14h30 às 22h00

08 a 10 set 

DO PANO BRANCO AOS TRAJES MAIORES

Exposição

Tendo os bordados e os trajes tradicionais como fio de ligação entre o movimento do corpo que dança, as suas memórias e os instantes que podem ser captados, pretende-se criar a possibilidade de se tecer novas histórias partindo da força da multiplicidade que o branco abre espaço.

Entre movimentos, linhas, formas, padrões e imagens convidamos a que vivenciem com o olhar e o corpo algumas das propostas que fizeram parte do processo de construção da videodança – TRAJES MAIORES, uma primeira implementação deste projeto desenvolvido pela MUSA – Associação Artística e de Intervenção Social, que continua o seu caminho pautando-se pelo respeito da tradição mas também pela sua apropriação e ressignificação, reconstruindo-se saberes, conhecimentos e olhares.

A exposição fotográfica pretende ser um espaço de partilha do processo criativo e da metodologia de trabalho que sustentou o projeto TRAJES MAIORES.

Apresentação Pública: 08 set. 18h00


08 a 10 set

TRAJES MAIORES

Instalação Multimédia

Numa primeira fase de implementação do projeto – TRAJES MAIORES criou-se uma videodança que recorreu a diferentes linguagens da dança bem como a práticas culturais e artísticas de rua como recurso interpretativo.

O seu processo de criação e produção, bem como o resultado final, são aqui apresentados no formato de instalação multimédia.

Este projeto contou com a participação do Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio, alunos do Agrupamento de Escolas D. Maria II, alunos do Centro Escolar de S. Pedro de Merelim, clientes da CERCI Braga e do Braga Skate.


09 e 10 set 16h00

OFICINA DE DANÇA – DO PANO BRANCO AOS TRAJES MAIORES

Workshop

Utilizando a dança tradicional e a dança criativa, a música e artes visuais como estratégia de intervenção nos domínios do conhecimento, da criatividade, de sensibilização artística e de reconhecimento e valorização do património, pretende-se promover a interação do público com os materiais coreográficos da videodança – TRAJES MAIORES e as temáticas nela representadas, partindo-se da ideia de, em conjunto, se bordar com movimento e som um pano branco. 


10 set 14h30

OFICINA DE BORDADOS – DO PANO BRANCO AOS TRAJES MAIORES

Workshop

Nesta oficina propomos que com um fio e uma agulha se bordem pequenos detalhes em fotografia trazendo-se a oportunidade de reviver e ressignificar momentos colocados em imagem. Partindo-se de memórias, costura-se de novo, em trama simbólica, o tecido da vida.

Os participantes são convidados a escolher uma imagem que seja significativa de um momento das suas vidas, que conte o que foram um dia ou o que ainda continuam a ser, para, com coragem, pegarem numa agulha e bordarem outras histórias da sua vida que não gostariam que se perdessem da sua memória.

Com uma breve explicação dos pontos e técnica do bordado tradicional, pretende-se, no ir e vir da linha e agulha, criar uma experiência de ressignificação.

Partilhar :