GNRATION

Horário funcionamento: sex. 09h30 às 18h30 e 21h00 às 24h00 | sáb.14h00 às 24h00 | dom.14h00 às 17h30 

08, 09 e 10 set

PÓS LABORATÓRIOS DE VERÃO

Exposição / Performance

Com o objetivo de potenciar a criação artística no distrito de Braga, o gnration, em Braga, e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), em Guimarães, juntaram-se para a nona edição do programa de apoio à criação artística Laboratórios de Verão. Criada em 2015 pelo gnration, esta iniciativa destina-se a artistas ou coletivos residentes ou naturais do distrito de Braga, que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou no cruzamento entre as áreas anteriormente descritas. Os projetos serão desenvolvidos em formato de residência artística nas duas estruturas, durante o Verão, e são apresentados publicamente, em formato performativo ou de instalação/exposição.

A mais inábil candura, instalação vídeo de Bárbara Fonte que apresenta uma sucessão de ações performativas filmadas em estúdio; a instalação interativa, que alia um jogo de computador, HIC SVNT SERPENS, criada por Lucas Carneiro e Manuel Costa; Pintura Imaterial, de Cláudia Cibrão, uma instalação visual que trata os conceitos de sombra própria e projetada; e Improvisação em duas vias, uma performance instalação de peças acusmáticas criada pelo duo experimental Guache, formam os quatros projetos selecionados nos Laboratórios de Verão 2023. 

Os quatro projetos vão ser apresentados publicamente, no gnration, na já habitual exibição do Pós-Laboratórios de Verão.


Sala De Formações

HIC SVNT SERPENS | LUCAS CARNEIRO E MANUEL COSTA (PT)

Instalação


Sala De Reuniões (2.º Piso)

PINTURA IMATERIAL | CLÁUDIA CIBRÃO (PT)

Instalação


Galeria Um

A MAIS INÁBIL CANDURA | BÁRBARA FONTE (PT)

Instalação


Blackbox 

IMPROVISAÇÃO EM DUAS VIAS | GUACHE (BR/PT)

Instalação


08 set 22h00 | 09 e 10 set 16h00 | Blackbox

IMPROVISAÇÃO EM DUAS VIAS | GUACHE (BR/PT)

Performance / Música


08, 09 e 10 set 

TWO VIRGINS | JOÃO PIMENTA GOMES (PT)

Instalação

Realizado entre 2022 e 2023, Two Virgins é o novo trabalho de João Pimenta Gomes. Através de uma instalação, o artista visual e músico português apresenta duas peças sonoras compostas em paralelo durante esse período, ligadas através de um dispositivo que as une. Partindo da ideia de falso stereo e da construção desse imaginário ficcionado, muito ligado à conceção de discos da segunda metade da década de 60, João Pimenta Gomes cria duas composições sonoras de duração fixa, mas de perceção variável, utilizando os sistemas de síntese modular Eurorack a que habitualmente recorre para instalação e manipulação de sons no espaço.

Two Virgins surge no seguimento de um outro trabalho que apresentou recentemente, Poly-Free, e marca uma nova abordagem de João Pimenta Gomes na construção de sons. Mantendo a matriz sonora a que recorre — exclusivamente a voz —, altera o ambiente da composição, sendo que toda a música apresentada nesta instalação foi composta em trânsito durante cerca de 80 viagens de comboio e utilizando apenas o computador e auscultadores. Não conseguindo medir o impacto deste contexto na sonoridade destas peças, a presença constante de um drone no trabalho poderá ter sido originado a partir desse confronto com a paisagem. Embora compostas em separado, João Pimenta Gomes imaginou-as como peças siamesas, numa relação pergunta / resposta, de individualidade comprometida pelo espaço físico, de dois corpos que procuram um só fim. 

João Pimenta Gomes (Lisboa, 1989) estudou Produção Musical, Fotografia e Desenho. A sua prática artística parte de referências do campo da música e explora as relações entre o espaço e o corpo através da manipulação de sintetizadores modulares, imagens, vídeos e objetos. Proporcionando encontros entre o analógico e o digital, o sensorial e o conceptual, é no cruzamento com a performance e em eventos ao vivo que o artista amplia estas relações e encontros estendendo-os à interação com o espectador.


09 set 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30

VISITAS ORIENTADAS ÀS EXPOSIÇÕES DO GNRATION

O Circuito também vai estar na Noite Branca de Braga! Participa numa das visitas orientadas às exposições do gnration para desmistificarmos o que é isto das Media Arts. Ao longo do ano, as galerias do gnration acolhem diversos artistas de renome que apresentam trabalhos artísticos, encomendados ou específicos para o local, e de diferentes formatos (sonoros, visuais e interativos). Desta vez, poderás conhecer a instalação “Two Virgins”, de João Pimenta Gomes, e quatro instalações criadas por artistas bracarenses a propósito da iniciativa “Laboratórios de Verão”. As visitas são orientadas pela artista e mediadora Joana Patrão e são indicadas para todos os tipos de público, desde os mais novos aos graúdos.

Promotor: Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts | Duração: 50 min. aprox. | Inscrições: circuito@bragamediaarts.com

Nota caso necessite de intérprete de Língua Gestual Portuguesa, indique no momento da marcação

Partilhar :