FONTE DO ÍDOLO

Horário funcionamento : sex.11h00 às 22h00 | sáb.14h30 às 01h00 | dom.11h00 às 18h00

08 a 30 set

TERANGA | CARLA GASPAR

Exposição

O projeto Teranga consiste num conjunto de fotografias estereoscópicas, realizadas com a colaboração de pessoas oriundas de África, atualmente residentes em Portugal, na cidade de Braga. Retratadas com indumentárias e objetos típicos do seu país de origem, compartilham connosco, através de um áudio disponível no espaço da exposição, um pouco da sua vivência, dos seus sucessos e talentos.

A palavra Teranga, fortemente enraizada no quotidiano senegalês, significa a aceitação e inclusão do outro, a hospitalidade e o inerente convívio em harmonia.

Este projeto, além da componente artística da fotografia estereoscópica, pretende divulgar algumas das diferentes culturas africanas no nosso país e, dentro da comunidade, diferenciar a individualidade em oposição a eventuais estereótipos. 

Fotografias: Carla Gaspar | Parceria: Saidatina Khady Dias (Conquista Vontades – Associação dos Imigrantes Senegaleses em Portugal)


08 e 09 set 17h30 | 10 set 15h00

VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO TERANGA

Orientada pela autora Carla Gaspar

Inscrições: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação | Lotação: 25 pessoas 


08 e 09 set 19h00 | 10 set 16h00

VISITA GUIADA

Na antiga Capital do Conventus Bracara Augustanos, foi edificado nos inícios do séc. I um santuário rupestre, associado ao culto da água, que é hoje conhecido como Fonte do ídolo. A sua edificação deve-se provavelmente a um cidadão romano, de seu nome Célico Fronto, que a mandou fazer para usufruto da comunidade de Bracara Augusta. A singularidade desta fonte, em granito, conferiu-lhe em 1910 a classificação como Monumento Nacional e, em 2002-2004, foi alvo de obras de musealização.

O espaço possui acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada.

Inscrições: limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação | Lotação: 30 pessoas

Partilhar :