FENDA ACADEMY

16h00

O CO.LABORA – Programa de Projetos Colaborativos em Regime de Residência Artística foi o grande destaque, em 2023, do ATLAS – Programa de Mediação Cultural do Município de Braga. Indo ao encontro do eixo 1 da Estratégia Cultural Braga 2020-2030, surge este programa de colaborações entre agentes culturais e comunidades escolares, com diversas residências artísticas que visam fomentar “colaborações improváveis”.
Com o intuito de aproximar os jovens à criação e à produção artística, o FENDA ACADEMY foi uma das 8 residências artísticas realizadas em contexto escolar, e dividiu-se em dois eixos: OUVIR (Música) e VER (Artes Visuais).
Fazendo a ponte entre a música tradicional e a contemporânea, o projeto do eixo da Música teve como objetivo a criação e a masterização de uma edição discográfica em formato de EP, em conjunto com os alunos do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, e abordou e explorou a fundo todos os processos que compõem a produção musical.
Durante o processo de 3 meses (janeiro a março 2023), os alunos tiveram acesso a formações sobre diversas técnicas como o sampling, captação, composição, produção e edição musical. A música é, neste contexto, um modo de explorar a imaginação e a criatividade incentivando dinâmicas e uma visão em conjunto.

Partilhar :