A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

MUSEU PIO XII

Setembro 2 @ 8:00 am Setembro 4 @ 5:00 pm

COLEÇÃO HENRIQUE MEDINA

Museu Pio XII e Galeria Henrique Medina

Exposição

Henrique Medina, nascido no Porto em 1901 é, porventura, o maior retratista português do séc. XX. A Galeria apresenta 81 das suas obras, a maior coleção conjunta que se conhece. 

Quem começa a visita pela ala do lado direito, encontra, nas duas primeiras salas, trabalhos em tinta da china (homenagem a Velásquez), a lápis e carvão, a aguarelada e aguarela; na terceira sala, começam os retratos a óleo sobre tela. 

No corredor de transição para a ala do lado esquerdo, contemplam-se algumas naturezas mortas, além de três retratos, à Galeria incorporados mercê da generosidade de alguns doadores. 

Entrados na ala esquerda, a primeira sala representa grandes artistas (da música, do cinema, da dança…); a segunda, divide-se entre cenas de maternidade e do feminino representado no “nu artístico”; na terceira aparecem ambientes familiares e mais alguns retratos, com exclusividade para o feminino; seguem-se paisagens rurais e marítimas;  por fim, várias personalidades, dos mundos da política, da religião, da arte e da literatura. 

A exposição termina com S. Cristóvão, patrono dos taxistas, como que a desejar a todos boa viagem…



BRAGA – DO OCRE AO CIANO | Patrícia Ferreira

Torre Medieval

Exposição

São cerca de 200 obras da artista Patrícia Ferreira que nascem a partir do pulsar da cidade e da deambulação da autora por entre as ruas e praças, cantos e recantos da sua cidade natal.

Braga marca, indubitavelmente, o trabalho da artista, que encontrou nele o melhor modo de mergulhar, interpretar e retratar as suas origens. Braga é a sua cidade, é também a cidade dos seus pais e dos seus avós e nota-se. Nota-se nos desenhos que não se quedam por lugares icónicos e fachadas, mas que registam os sinos que marcam o tempo, os bombos que definem o ritmo, as concertinas que alegram o espírito, os rituais, as igrejas, as tradições, as esplanadas, os grandes momentos, os pequenos detalhes, o silêncio, os miradouros, árvores e fontes, praças e avenidas, pessoas com e sem pressa, com e sem destino.

“Braga – Do Ocre ao Ciano” é uma exposição aberta à cidade como quem a abraça e, não tendo a pretensão de a mapear em toda a sua extensão (nem poderia), antes sugere olhares e caminhos e apresenta-se como um convite para a percorrer com vagar.


Torre Medieval 

VISITAS GUIADAS

Inscrições: 253 200 130 ou geral@museupioxii.com

02 set 21h00 | 03 set 16h00 

Visita orientada pela artista Patrícia Ferreira à exposição “Braga do Ocre ao Ciano”