A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

MUSEU DOS BISCAINHOS

Setembro 2 @ 8:00 am Setembro 4 @ 5:00 pm

GAMELÃO DE PORCELANA E CRISTAL | COMPANHIA DE MÚSICA TEATRAL (pt)

Exposição/Instalação 

O Gamelão de Porcelana e Cristal é uma ideia inspirada no milenar gamelão javanês, mas também em várias tendências da música experimental, de Cage a Partch. Trata-se de um “instrumento musical coletivo” constituído por centenas de peças de porcelana, faiança, grês, vidro e cristal que é simultaneamente um objeto visual/escultura que pode adquirir várias formas e dimensões e que é repensado em função do espaço arquitetónico que o acolhe.


Workshop – Gamelão de Porcelana e Cristal

02 set 11h00 | 15h00 | 17h00

03 set 11h00 | 15h00 | 18h00

04 set 10h30 | 12h00 | 16h30

O “Gamelão” está disponível para utilização pelo público (famílias, escolas, grupos) em workshops orientados por músicos que participam no projecto.

Inscrições limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação | Lotação: 25 pessoas


Visita Guiada Jardim do Palácio dos Biscainhos

02 set 18h00

Em 1755 o jardim do Palácio dos Biscainhos, edifício cuja origem remontará ao século XVI / XVII, surge representado no Mappa (D) da Cidade de Braga Primas com um desenho e uma organização espacial idênticos aos que encontramos atualmente, constituindo-se como um dos mais expressivos testemunhos do jardim Barroco, com notáveis introduções em estilo Rococó, que sobreviveram em Portugal.

Inscrições limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação


A Biodiversidade do Jardim dos Biscainhos

03 set 17h00 

Os Jardins do Palácio dos Biscainhos são um cenário surpreendente e sempre renovado ao longo das estações do ano, onde é possível encontrar um pequeno refúgio ambiental.

Protegida por altos muros, uma diversidade de fauna, flora e fungos encontra nestes jardins um habitat favorável, abrigando espécies que vivem de forma livre, independente e autónoma, aparecendo, aos nossos olhos, com todo o seu esplendor. Conhecer e divulgar, mas também preservar, são palavras a reter, no que diz respeito à biodiversidade dos Jardins dos Biscainhos.

Inscrições limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação | Lotação: 25 pessoas

Faz a tua guloseima em chocolate Branco

03 set 21h00

Oficina

Inscrições limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação ou para o endereço eletrónico mbiscainhos@culturanorte.gov.pt | Valor por Participante: 6,50€ | Parceria com Fava de Cacau


Visita Guiada ao Museu dos Biscainhos

04 set 15h00

O Museu dos Biscainhos está instalado no Palácio dos Biscainhos – habitação dos condes de Bertiandos – fundado no século XVII e transformado na 1ª metade do século XVIII. Em 1978 foi convertido em Museu. O palácio, os jardins barrocos e as suas coleções, revelam o quotidiano da nobreza setecentista e dos outros habitantes do espaço: capelães, criados e escravos.

A exposição permanente permite o conhecimento contextualizado de coleções de artes decorativas (mobiliário, ourivesaria, cerâmica, vidros, têxteis, metais, etc), instrumentos musicais, meios de transporte, gravura, escultura/talha, azulejaria e pintura, entre o século XVII e o primeiro quartel do século XIX.

Inscrições limitadas ao espaço e feitas por ordem de chegada no dia da ação | Lotação: 30 pessoas