
- Este evento já decorreu.
GALERIA DA ESTAÇÃO
Setembro 2, 2022 @ 8:00 am – Setembro 4, 2022 @ 5:00 pm


CADA PESSOA É UM LUGAR
Exposição | Piso 0
Atlas, sobre o trabalho de Jorge Braga
As figuras de Jorge Braga funcionam como lugares onde cabem coisas, desde logo, coisas de sentir. Há sempre um contorno forte que delimita a figura como se mapeasse o mundo. Cada pessoa é um lugar e o modo como Jorge Braga compõe parece a lúdica e crítica coisa de montar breves quebra-cabeças como efetivamente os mapas são. Como países que se movem, abraçam, pulam, as pessoas destes quadros são memórias complexas que o colorido alegre não deve simplificar.
Para o artista, o retrato social é o ponto essencial e criativo. Há uma tentativa de debater o falho da humanidade e sua esperança, o tempo específico que acontece, seus eventos maiores, o espanto da esperança e a frustração de tudo ser pouco, sempre pouco. O que Jorge Braga mostra passa por uma tentativa de criar sentido, por isso a impressão de usar as figuras como mapas perfeitamente delimitados, um sentido que ilumine o gesto e a emoção, o gesto e a intenção, sua causa boa ou má índole, por boa ou má ideia.
BELT AND ROAD: COMMUNITY OF SHARED FUTURE FOR ALL MANKIND
Exposição | Piso 1
Esta exposição pretende dar a conhecer o projeto político, económico e cultural lançado pelo governo da República Popular da China em 2013, vulgarmente designado por Uma Faixa, uma Rota, em torno do qual se estrutura hoje a ação diplomática desse país. Esta iniciativa, cuja designação e natureza recolhe inspiração nas antigas rotas comerciais que, por via terrestre ou marítima, ligaram a China à Europa e ao Oceano Índico, encontra expressão num investimento, sem paralelo, numa rede de infraestruturas e assume como seu objetivo último, como foi declarado pelas autoridades chinesas, promover a paz e o desenvolvimento harmonioso de um grande número de países, distribuídos pela Ásia, Europa e África.
Organização Embaixada da República Popular da China em Portugal
Apoio Instituto Confúcio e Reitoria da Universidade do Minho
A CHINA VISTA DO OUTRO LADO DO MUNDO
Exposição | Piso 1
Esta exposição bibliográfica, incluindo largas dezenas de obras, publicadas entre os séculos XVI e XX, em Portugal e no resto da Europa, pretende dar a conhecer a riqueza das coleções da Biblioteca Pública de Braga no que concerne a obras sobre a China e os seus habitantes e ao fazê-lo dar também a conhecer as imagens e representações desse país longínquo, a partir dos confins do Extremo Ocidente.Organização Instituto Confúcio da Universidade do Minho e Biblioteca Pública de Braga