A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

EUROPE AND BEYOND

Setembro 2 @ 8:00 am Setembro 4 @ 5:00 pm

um projeto Braga Media Arts e Braga’27

Exposição Coletiva

Ao longo da última década a cidade de Braga tem expandido a abrangência geográfica das suas práticas culturais e artísticas, estabelecendo relações com parceiros europeus e internacionais. A Capital Europeia da Juventude 2012, o título de Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts e a Braga’27, projeto de candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, são exemplos primordiais dessa dinâmica.

No contexto da Noite Branca 2022 a Braga Media Arts e a Braga’27 juntam esforços para apresentar “Europe and Beyond”, uma exposição de quatro obras nos domínios da media art, artes visuais e design provenientes de cidades parceiras como Fortaleza (Brasil), Kaunas Capital Europeia da Cultura 2022 (Lituânia), Clérmont-Ferrand Candidata Capital Europeia da Cultura 2028 e Enghien Les Bains (França), e Gwangju (Coreia do Sul).


BLUR 2.0 | Jorge Ramos, Anna Kim e Julien Gaillac (pt, kor e fr)

gnration | galeria INL

Instalação Audiovisual

Trabalho multimédia interdisciplinar desenhado a partir da percepção colaborativa dos artistas sobre a multidimensionalidade. Não é permitido viajar no tempo; no entanto, é permitida a criação da sua própria realidade. Os artistas interrogam-se: a realidade virtual ainda existirá numa época em que a nossa realidade é, há muito, virtual?


#IssoNãoÉPixação | Vitor Grilo (br)

Theatro Circo | Salão Nobre

Instalação Interativa

Criada a partir da cultura xarpi de Fortaleza, Ceará, Brasil, #IssoNãoÉPixação propõe um cruzamento entre o analógico e digital, gerando um contraste de tempos, técnicas e tecnologias, e interrogando a cidade e os seus meios de comunicação. Pode a cidade ser um suporte de uma arte que transcende as fronteiras das linguagens artísticas, das plataformas e das suas classes sociais?

A peça resulta do projeto Cidade Mídia, que propõe a reflexão e a produção artística com base no movimento da pixação, de Fortaleza, Ceará, Brasil, e sua relação com a cidade: com a arquitetura, com a publicidade e com a arte.

Co-curadoria: Cidade Criativa da UNESCO de Fortaleza


Forest Tectonics | Aistė Ambrazevičiūtė (lt) 

gnration | galeria INL

Instalação 

A instalação apresenta uma exploração visual de padrões, formas e materialidades encontradas na intersecção da floresta física e digital. Através de uma série de animações digitais de alta resolução e impressões 3D, colididas com amostras de partes de árvores recolhidas nas florestas lituanas, a artista experimenta com lógicas dramaticamente diferentes de génese, mudança e crescimento. Combinando qualidades florestais concebidas, imaginárias e reais, Aistė enfatiza a reordenação da hierarquia e o fortalecimento do cenário textural, sensual e invisível. A exposição procura visualizar novas formas de sentir o ambiente e ajudar a harmonizar a intimidade que falta entre nós e este.Co-curadoria: Kaunas Capital Europeia da Cultura 2022


Root | Anne-Sophie Emard (fr)

Theatro Circo | Salão Nobre

Instalação 

A questão da memória habita em todo o trabalho de Anne-Sophie Emard. A artista representa-a através de imagens que monta numa marchetaria visual que transcende uma visão vibrante do mundo. Em Root, uma obra sobre a representação da memória, centenas de imagens compõem uma imagem-pensamento. Nos diferentes lugares que visita, a peça instala-se como um enxerto arquitectónico e alimenta-se de imagens do seu ambiente. Estas imagens cobrem-na como uma nova pele, adaptando-se perfeitamente à sua anatomiaCo-curadoria: Clermont Ferrand Cidade Candidata Capital Europeia da Cultura 2028