Música, teatro, performance, circo contemporâneo, dança, Arte Pública, circuitos pelo património, Exposições, Oficinas Artísticas.

Pesquisar

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

UNFRAMED – AN OUTDOOR ART AND MEDIA ODYSSEY

6 Setembro | 11:00 - 8 Setembro | 18:00

O projeto UNFRAMED, com curadoria conjunta da Aubhaus e da Circus Network, integra-se na Noite Branca em Braga, um evento cultural que transforma a cidade durante o fim de semana de 6 a 8 de setembro. O termo “unframed” significa literalmente “sem moldura”. Num contexto tradicional de arte, muitas obras são exibidas em molduras. Ao realizar uma exposição ao ar livre, as instalações não estão confinadas a molduras físicas, permitindo que se integrem ao ambiente natural e urbano de forma mais fluida e livre.

“Unframed” sugere uma ausência de limitações e restrições. As instalações ao ar livre não estão confinadas às quatro paredes de uma galeria, o que permite uma maior liberdade criativa e uma experiência mais expansiva tanto para os artistas quanto para os espectadores. Estas obras misturam-se com a paisagem e os elementos naturais, criando uma interação direta com o ambiente, o que pode oferecer novas perspetivas e significados à arte, que não seriam possíveis em espaços fechados e controlados.

Expor arte ao ar livre pode tornar as obras mais acessíveis ao público em geral, já que não é necessário entrar num espaço fechado ou pagar uma entrada. Isto democratiza a experiência artística, tornando-a disponível para um público mais amplo.

 

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

 

PATRÕA | ELIAN YURI (CL)

Rua de Sto. António

A instalação pública “Patrõa”, idealizada pelo artista chileno Elianyuri, ilumina estendais de roupa, destacando o trabalho doméstico não remunerado e evidenciando as assimetrias de género. Utilizando a técnica de fitas de LED, Elianyuri cria uma instalação que destaca os contornos das roupas nos estendais, projeta a gratidão às mulheres que desempenham o papel de “Patrõas” na sua vida, homenageando sua coragem, força e determinação.

LUMINOUS TERRAIN | CIRCUS NETWORK (PT)

Rua Eça de Queirós

A intervenção da Circus Network, parte do projeto UNFRAMED, é uma instalação de LED inspirada na topografia das montanhas que circundam Braga. Esta obra transforma a Rua da Eça de Queirós com um tapete suspenso de 50 metros, criando um espetáculo visual e de luz impressionante. Este tapete luminoso não apenas ilumina a rua, mas também convida os espectadores a refletirem sobre a ligação entre a natureza e a cidade, transformando a perceção noturna da área. Com esta intervenção, a Circus

Network oferece uma experiência imersiva e impactante, que celebra a beleza natural de Braga enquanto realça a vitalidade e a inovação da arte contemporânea.

 

HOOP | MARIA IMAGINÁRIO (PT)

Largo Carlos Amarante

Maria Imaginário, uma renomada artista portuguesa conhecida por suas criações vibrantes e coloridas, traz sua mais recente obra para o Largo Carlos Amarante. A instalação apresenta um insuflável gigante que promete capturar a imaginação de todos os que passam pelo local. Esta peça monumental reflete o estilo característico de Maria, combinando elementos lúdicos e surreais para transformar o espaço urbano em uma experiência visual única.

 

SNOW LEOPARD | CATARINA GLAM (PT)

Praça da República

“Guardião das Montanhas” é uma escultura interativa e iluminada da autoria de Catarina Glam. Representa um leopardo-das-neves, simbolizando a conexão entre a Noite Branca, o inverno e a importância da conservação ambiental e das espécies protegidas. A escultura combina elementos artísticos e educativos, convidando o público a conectar-se com a natureza e refletir sobre sua preservação.

 

WHITE ASYLUM | DIOGO MENDES (PT)

Rua Dom Diogo de Sousa

“White Asylum” é composta por quatro faixas de tule, com 5 metros de altura e 1.4 metros de largura. Nas arestas horizontais de cada faixa são cosidas fitas de pixel led com 5 metros. Cada fita led é ligada a um controlador que disparará efeitos de luz pré-programados. O tule é sublimado com uma imagem abstrata.

 

XL AIR POCKET | FRANCISCO COSTA (PT)

Rua do Castelo

“XL Air Pocket” de Francisco Costa é uma intervenção artística que utiliza cobertores térmicos de resgate para criar grandes bolsões de ar, transformando materiais comuns em uma instalação monumental. Francisco Costa, arquiteto formado pela EAAD da Universidade do Minho e com experiência internacional, é conhecido por seu trabalho com estruturas temporárias e reutilização de materiais. Cofundador do coletivo Prosaico, ele explora a fragilidade e a resiliência em suas obras, desafiando a perceção do público sobre o uso de materiais e o espaço urbano.

 

 

BILLEVESÉES – L’ESTAMINET | PICTO FACTO (FR)

Largo do Paço

“Billevesées – L’estaminet” de Picto Facto é uma intervenção artística que transforma a praça com estruturas infláveis coloridas que se assemelham a balizas exóticas. Inspirada pelo conceito de “billevesées” — ideias vazias ou tolices — a instalação convida o público a participar de conversas despreocupadas e sem sentido, recriando a atmosfera de um estaminet, um café típico. Com cinco bancas e cinco bancos iluminados e infláveis, a obra oferece um espaço lúdico e efêmero onde as pessoas podem se reunir, conversar e desfrutar de um momento de pura espontaneidade. Esta obra é uma celebração do diálogo e da convivialidade, destacando a importância das interações humanas e da fantasia na vida cotidiana.

 

FLUX | COLLECTIF SCALE (FR)

Largo D. João Peculiar

O Collectif Scale, com sede em Paris, é composto por criativos com formações técnicas e artísticas diversas. Inspirados pela arte contemporânea e cultura pop, exploram a relação entre música, visuais, luz, design arquitetônico, entretenimento, natureza e tecnologia. Suas obras são sensoriais, lúdicas e inovadoras, acessíveis a um público amplo. “Flux,” criada em 2021 pelo Collectif Scale, é uma obra de arte cinética e modular que conquistou sucesso global, presente em palcos musicais e eventos artísticos ao redor do mundo. Esta instalação combina arquitetura dinâmica de linhas de luz motorizadas, controladas em tempo real, criando uma escultura orgânica que oscila entre ondas poéticas e ondulações frenéticas.

 

BANDEIRAS | BRUTA, LUÍS LEAL, SORAIA OLIVEIRA (PT)

Rua de Janes

Esta intervenção artística transforma a Rua de Janes com 100 bandeiras de tecido, desenhadas por quatro artistas locais. Inspiradas nas tradicionais bandeiras dos santos populares em Portugal, as bandeiras serão penduradas em diferentes alturas, criando um ambiente festivo e vibrante. Com um toque moderno, cada artista traz seu estilo único, resultando em uma mistura eclética de cores, formas e padrões que celebra tanto a herança cultural quanto a inovação artística.

Detalhes

Início:
6 Setembro | 11:00
Fim:
8 Setembro | 18:00
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento: