Reclusos desenvolvem Instalação Artística para a Noite Branca

Reclusos desenvolvem Instalação Artística para a Noite Branca

30 Agosto, 2018

Os reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Braga e de Paços de Ferreira criaram uma instalação artística que decora as principais ruas da Cidade de Braga durante a Noite Branca. Elaborado com recursos a garrafas PET este projecto alia a sustentabilidade ambiental a uma forte componente social.

Numa visita ao estabelecimento prisional de Braga,  ealizada a 20 de Agosto, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, enalteceu este projecto de reintegração social dos reclusos, salientando que, desta forma, o Município “demonstra que está de braços abertos para poder integrar esta população na comunidade, dando-lhes outras perspectivas para o seu futuro, e dar eco público de que temos, dentro do estabelecimento prisional, pessoas com muitas aptidões de natureza profissional e pessoal que podem ser canalizadas no seu futuro em liberdade”.

Segundo o Autarca, a chamada dos reclusos ao projecto artístico da Noite Branca “é uma forma de Braga trabalhar na reinserção destas pessoas que a determinado momento da vida seguiram por um caminho errado e mostrar que há espaço e lugar para eles na sociedade”.

A criação artística, intitulada ‘Brarroco’, autoria da artista portuguesa Madalena Martins, decorará oito artérias numa extensão de 1,5 quilómetros, com recurso a seis mil garrafas plásticas e a 4 500 metros quadrados de tela geotêxtil.